segunda-feira, 10 de novembro de 2008

As melhores do mundo na Maia

O fotógrafo inglês Tim Hetherington ganhou o 1º Prémio (foto em cima), da 51º Edição do World Press Photo, com a imagem de um soldado americano no Afeganistão. Os acontecimentos mais marcantes do país e do mundo podem ser vistos através das 243 imagens que estão patentes no Fórum das Maia.
Da política á guerra, da religião ao desporto, da sociedade aos auto-retratos, dos direitos de animais aos direitos humanos que são violados, tudo se pode ver através de um simples clique!
Em paralelo com esta exposição pode-se observar o que de melhor se faz no Fotojornalismo.
O freelancer Augusto Brázio venceu o 8º Prémio de Fotojornalismo, na categoria Notícias.
Nas restantes categorias os premiados foram: Reportagem Quotidiano, Rodrigo Cabrita; Reportagem Notícias, João Carvalho Pina; Vida Quotidiana, Bruno Simões Castanheira; Retrato, Vasco Neves; Espectáculo, Nacho Doce; Desporto, Nicolas Asfouri, e Natureza, Eduardo Barrento.
Fotos que marcam não só pela sua beleza mas, também, por alguma crueldade e que despertam indignação e revolta.
A amostra das mais de duzentas fotografias pode ser apreciada de 7 a 28 de Novembro, de 3ª feira a domingo, das 15 ás 19 horas.
Os preços variam entre os 2, 50 para estudantes e cartão Jovem e 3 €uros, público em geral.
Para além do Fórum da Maia, a exposição do World Press Photo já esteve, anteriormente, presente em Lisboa e Portimão.



































Diana Pereira

sábado, 1 de novembro de 2008

Batalha recebe Gilbert



O cine teatro da Batalha, no Porto, recebe, hoje, Paul Gilbert.
O concerto tem inicio ás 21 horas e a primeira parte é assegurada pelos Shamans of Rock.
O bilhete custa 20 euros e encontra-se disponível nos locais de venda habituais.

















Diana Pereira

Um Vi(ní)ciu(s) em (Vila) Flor


O Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, recebe, hoje, Viniciosa Canturária.
O espectáculo tem ínicio ás 22 horas e é aconselhado para maiores de 6 anos de idade.
A sua música é inspirada, sobretudo, no brasileiroTom Jobim, Mike Davis e João Gilberto, Bill Evans e Chet Baker. Os ritmos tradicionais índios, jazz, pop e música contemporânea também estão presentes.
A não perder!
Diana Pereira

Cancro da Mama aumenta!

Comemorou-se na quinta-feira, dia 30, o Dia do Cancro da Mama.
Este tipo de cancro é, em Portugal, o que atinge o maior número de mulheres sendo que 1 em 12 são afectadas. Por ano surgem 4500 novos casos e a tendência é para um aumento.
Pequenos sinais fazem toda a diferença. Por isso, quando notar mudanças na forma ou no tamanho da mama, enrugamento, ondulação, vermelhão ou um novo caroço numa mama ou axila não hesite. A dor, o desconforto, só num dos lados, e as mudanças de posição do mamilo, uma descarga ou alergia deste são, também, sinais a ter em atenção.
O cancro da Mama pode ser combatido através de algumas modificações quotidianas, tais como: exercício físico regular, uma dieta variada e equilibrada, rica em vegetais, manter um peso saudável, não fumar, beber álcool com moderação e fazer um exame clínico dos seios.
A detecção precoce do Cancro da Mama faz com que o seu tratamento seja mais eficaz. Para isso, é aconselhado ás mulheres, depois dos 40 anos, fazerem uma mamografia (raio – x aos seios). As mulheres entre os 45 e os 69 anos de idade devem de o fazer de 2 em 2 anos.





Diana Pereira