sábado, 1 de novembro de 2008

Cancro da Mama aumenta!

Comemorou-se na quinta-feira, dia 30, o Dia do Cancro da Mama.
Este tipo de cancro é, em Portugal, o que atinge o maior número de mulheres sendo que 1 em 12 são afectadas. Por ano surgem 4500 novos casos e a tendência é para um aumento.
Pequenos sinais fazem toda a diferença. Por isso, quando notar mudanças na forma ou no tamanho da mama, enrugamento, ondulação, vermelhão ou um novo caroço numa mama ou axila não hesite. A dor, o desconforto, só num dos lados, e as mudanças de posição do mamilo, uma descarga ou alergia deste são, também, sinais a ter em atenção.
O cancro da Mama pode ser combatido através de algumas modificações quotidianas, tais como: exercício físico regular, uma dieta variada e equilibrada, rica em vegetais, manter um peso saudável, não fumar, beber álcool com moderação e fazer um exame clínico dos seios.
A detecção precoce do Cancro da Mama faz com que o seu tratamento seja mais eficaz. Para isso, é aconselhado ás mulheres, depois dos 40 anos, fazerem uma mamografia (raio – x aos seios). As mulheres entre os 45 e os 69 anos de idade devem de o fazer de 2 em 2 anos.





Diana Pereira


Sem comentários: